jusbrasil.com.br
24 de Setembro de 2021
    Adicione tópicos

    Revisão da Vida Toda

    O segredo para aumentar o valor da sua aposentadoria!

    Gabriela Dalcomuni, Advogado
    Publicado por Gabriela Dalcomuni
    há 4 meses

    Você que é aposentado provavelmente já ouviu falar na Revisão da Vida Toda, ou Revisão da Vida Inteira. Mas você sabe qual a tese dessa revisão?

    O QUE É A REVISÃO DA VIDA TODA?

    Ao calcular o valor do benefício da aposentadoria, o INSS considera apenas os salários de contribuição posteriores a 07/1994. Dessa forma, os trabalhadores que contribuíram em períodos anteriores com base em um salário de contribuição alto acabam sendo prejudicados, pois tais valores não entram no cálculo da média aritmética simples utilizada para calcular a renda mensal inicial. As contribuições são, em suma, descartadas.

    A revisão busca justamente que todos os salários de contribuição, inclusive aqueles anteriores a 07/1994, integrem o cálculo da renda mensal inicial da aposentadoria.

    A REVISÃO DA VIDA TODA É SEMPRE BENÉFICA?

    Não! Essa tese revisional só é interessante para aqueles segurados que ganhavam bem antes de 07/1994 e passaram a ganhar menos a partir de então. Por isso, é sempre importante efetuar um cálculo antes de requerer a Revisão da Vida Toda. Do contrário, ela pode acabar por diminuir o valor do seu benefício.

    QUEM TEM DIREITO À REVISÃO?

    Pessoas que se aposentaram há menos de dez anos e antes de 13/11/2019.

    A REVISÃO É GARANTIDA?

    O STJ, no julgamento do Tema 999, foi favorável à tese da Revisão da Vida Toda. O INSS, por sua vez, recorreu da decisão, tendo o STF suspendido todas as ações judiciais que versem sobre o tema. Desta forma, as ações estão suspensas, aguardando o STF decidir se a revisão é cabível ou não.

    Contudo, a Procuradoria Geral da República já se manifestou favoravelmente no processo, o que é um forte indicativo de que o STF irá pelo mesmo caminho.

    Não deixe de comentar aqui embaixo se esse artigo te ajudou em algo!

    E tem conteúdo exclusivo diariamente no instagram @gabedalc.

    Gabriela Dalcomuni.

    Advogada previdenciarista.

    gabrielaeliasadv@gmail.com

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa notícia, acredito que haverá um parecer também favorável a favor dos aposentados injustiçados que terão o direito justo de receber o que é devido por direito. Um abraço e vamos torcer que tudo se resolva com justiça e bom senso. continuar lendo

    Olá. Tudo bem? Quem precisar eu faço esses cálculos de Revisão da Vida toda.
    Sou Perito Em cálculos judiciais e tenho uma escritório de Perícia.
    Portofino contabilidade e Perícia

    Chama no WhatsApp: 82-99809-3563 continuar lendo